A ANDESA tem artigo premiado no XVII eriac

O artigo da ANDESA “ASPECTOS METODOLÓGICOS E DE MODELAGEM EM ESTUDOS DE TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS COM GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS” foi premiado no DECIMOSÉPTIMO ENCUENTRO REGIONAL IBEROAMERICANO DE CIGRÉ (XVIIeriac) ocorrido entre os dias 21 e 25 de maio de 2017 na cidade del Este, Paraguay.

O artigo tem foco na modelagem de aerogeradores e da rede elétrica “coletora” em média tensão de parques eólicos para estudos de Transitórios Eletromagnéticos (TEM). Esta modelagem tenta ponderar a fidelidade de sua representação com o esforço computacional associado em simulações digitais.

O artigo apresenta algumas metodologias de representação do sistema de média tensão e dos aerogeradores para estudos de TEM com o programa Alternative Transientes Program(ATP) considerando um Complexo Eólico de 231MW de potência instalada.

Os resultados das metodologias são avaliados por meio de diversas simulações digitais com o ATP onde é realizada a comparação da representação detalhada do sistema de média tensão do Complexo Eólico com as metodologias com foco na resposta em frequência.

Veja este artigo e outros aqui.



Deixe uma resposta