Informações sobre como acessar o sistema de transmissão de energia elétrica brasileiro

Os acessantes (importadores ou exportadores de energia elétrica) devem encaminhar as suas solicitações ao Operador Nacional do Sistema Elétrico com os correspondentes estudos de integração.

O módulo 3 dos procedimentos de rede, referente ao acesso às instalações de transmissão, é o documento normativo que define os procedimentos e os requisitos necessários para viabilização do acesso às instalações de transmissão.

A consulta de acesso é o primeiro passo utilizado pelo Acessante para obter informações iniciais sobre o processo de acesso e para apresentar o seu empreendimento ao ONS.

A solicitação de acesso inicia o processo de acesso ao sistema de transmissão interligado nacional e é composta por uma carta do Acessante, os estudos elétricos da inserção do empreendimento no sistema de transmissão existente ou previsto, documentos autorizativos, dados e informações da conexão, do empreendimento e do Acessante. Com a solicitação de acesso há direitos e obrigações de acordo com a ordem cronológica do protocolo de entrada da solicitação de acesso no ONS. O acessante deverá ser detentor de concessão, de resolução autorizativa da ANEEL ou de portaria do MME, relacionada à conexão pretendida. (ONS)

Mais informações sobre este assunto estão disponíveis no site do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), veja aqui.

 



Deixe uma resposta